quarta-feira, janeiro 04, 2012

Prefeito do Rio sanciona lei que REGULA a carga horária dos Agentes Auxiliares de Creche

Profissionais terão mais tempo para organizar as aulas e investir em sua qualificação
04/01/2012 » Autor: Texto: Flávia David / Fotos: Beth Santos
Foto: Beth SantosO prefeito Eduardo Paes sancionou nesta quarta-feira, dia 4, a lei que organiza a carga horária dos agentes auxiliares de creche. A partir de agora eles terão mais tempo para as atividades extraclasse, que incluem sua qualificação profissional. Pela lei, das 40 horas semanais de trabalho do agente auxiliar de creche, 30 horas serão destinadas às atividades em classe e as outras 10 horas em ações extraclasse, sendo oito horas para preparação das aulas (material didático e pedagógico) e duas horas para atividades individuais.

Além do prefeito Eduardo Paes, a cerimônia reuniu a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, coordenadores de CRE’s (Coordenadorias Regionais de Educação) e centenas de agentes auxiliares de creche, além de parlamentares. Em seu discurso, o prefeito destacou a necessidade de se investir em melhores condições de trabalho para os agentes:
- Esses profissionais são de extrema importância para o desenvolvimento de uma criança. Por isso, é preciso que o trabalho desses agentes seja de qualidade. Vamos trabalhar cada vez mais para oferecer melhores condições de trabalho a estes profissionais .
Foto: Beth Santos- Temos muito orgulho do que estamos fazendo pela educação do Rio, que hoje conta com uma rede muito estruturada. Acreditar na educação é acreditar no futuro de uma cidade e é por isso que conseguimos avançar tanto - concluiu o prefeito.
A secretária Claudia Costin afirmou que a sanção da lei abre "com chave de ouro" o ano letivo:
- Para que haja educação de qualidade é fundamental que tenhamos profissionais com tempo para investir em sua própria qualificação. Ver a organização de jornada, com viabilização de tempo para que se organizem e invistam em seu próprio conhecimento, é algo fantástico - afirmou Costin.
O vereador Paulo Messina, autor da lei, deu mais detalhes sobre seu projeto:
- A ideia surgiu porque esta é a categoria que mais se licenciava por problemas de saúde. Por isso, acredito que o projeto é um reconhecimento ao trabalho desses profissionais. A lei beneficia os agentes, e, principalmente, as crianças, que ganharão com a produtividade dos profissionais - afirmou o parlamentar.
Desde 2009, a prefeitura já convocou 6.635 agentes auxiliares de creche. Somente em 21 de dezembro, foram convocados 339 agentes. A primeira chamada para outros 272 profissionais foi publicada no Diário Oficial do Município da última segunda-feira, dia 2.

Foto: Beth SantosA agente auxiliar de creche Dulcinéa Rosa, funcionária da 8ª CRE (Bangu), mostrou sua satisfação com a nova carga horária:
- É uma decisão que melhora, e muito, a nossa vida. Para nós, que somos agentes auxiliares e mães, a otimização do tempo será de grande ajuda. Além disso, o novo horário será fundamental para nossa capacitação, uma vez que, a cada dia que passa, precisamos aprender mais. E com mais tempo para a organização das aulas, as crianças aprenderão mais - disse Dulcinéa, que também é pedagoga e pretende cursar uma pós-graduação durante o horário que terá disponível para atividades individuais.

Um comentário:

MMarilene disse...

Parabéns por essa vitória, vcs merecem!
Bjks,
MMarilene